Governo de Minas Portal Minas
Você esta aqui: Home

Programa Caminhos de Minas ligará por asfalto 297 municípios

E-mail Imprimir PDF

Em solenidade no Palácio Tiradentes da Cidade Administrativa, o governador Antonio Anastasia anunciou ontem o programa Caminhos de Minas. Trata-se do maior conjunto de obras de infraestrutura viária já realizado no Estado, que levará o asfalto a 223 trechos de estradas que fazem ligação entre as cidades mineiras. O programa beneficiará diretamente 297 municípios, com a pavimentação de 7,6 mil quilômetros, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhares de mineiros que utilizam estradas de terra.

Durante a solenidade, o governador assinou a liberação de recursos necessários à licitação, execução e conclusão de projetos de engenharia. "O Caminhos de Minas é a continuidade do Proacesso, que foi um programa âncora do desenvolvimento de Minas. Tenho a honra agora de dar um passo avante, importantíssimo para a interligação das regiões mineiras. Acredito que é um programa que vai trazer não só qualidade de vida, conforto, mas, especialmente, desenvolvimento econômico e integração regional. Dou como exemplo o Sudoeste de Minas, que não é ligado ao Triângulo, a não ser por São Paulo. Agora vai ter ligação direta. O mesmo acontece com o Norte e o Centro-Oeste. Nós faremos isso", disse o governador.

Apoio internacional

Anastasia informou que no início de julho irá a Washington (EUA) para apresentar o novo programa do Governo do Estado aos dirigentes do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e Banco Mundial (Bird). Participaram da solenidade 203 prefeitos, deputados, secretários de Estado e lideranças políticas. "A convite das instituições internacionais, passarei dois dias em Washington para levar o "Caminhos de Minas" aos nossos grandes parceiros, que já pediram para conhecer o projeto, porque têm interesse em manter a parceria com Minas Gerais. Nosso governo tem o reconhecimento das instituições financeiras internacionais, exatamente por aquilo que fizemos, desenvolvemos e implementamos ao longo desses anos, para ter o crédito, a confiança de que temos condições de fazer mais e mais", afirmou Anastasia.

Desde 2003, quando Minas iniciou a retomada de seu equilíbrio financeiro, o Bird e o BID têm desempenhado importante papel no desenvolvimento do Estado. Uma das primeiras parcerias foi exatamente com o BID, para implantação do Proacesso, programa estadual de pavimentação que leva a 225 municípios. A instituição foi parceira do Estado no Minas Comunica, programa que garantiu sinal de telefonia celular em todos os municípios mineiros.

Projetos iniciados

O Caminhos de Minas consolida o Planejamento Estratégico de Logística de Transportes elaborado a partir do Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado - PMDI para o período 2007-2023. A proposta é dotar o Estado de moderna infraestrutura e, assim, promover o desenvolvimento econômico e reduzir a desigualdade social entre as regiões mineiras.

O projeto foi criado para solucionar inúmeros gargalos rodoviários e abrir novos rumos para o desenvolvimento dos municípios e do Estado. Os estudos identificaram 223 trechos que necessitavam de pavimentação emergencial e ampliações, e realizou estudos necessários para iniciar imediatamente os serviços.

"É um programa por etapas, obviamente, como também fizemos com o Proacesso. Já temos recursos para concluirmos os projetos. Várias das obras já estão em execução, como por exemplo o trecho Uberlândia - Campo Florido, e vamos concluir os projetos neste ano", disse o governador.

Para a primeira etapa, a Secretaria de Transportes de Obras Públicas (Setop) está autorizada a iniciar obras em 21 trechos, somando 509 quilômetros, com investimento de aproximadamente R$ 800 milhões. Outros 39 estão em fase de projetos de engenharia. A Setop já contratou a elaboração de projetos de mais 40 e abriu o processo de licitação para contratar projetos para outras 122 estradas.

"Já temos 21 estradas com projetos prontos e acabados. Então, estamos em condições de licitar essas estradas para iniciar as obras neste ano. Tem um conjunto de situações em que precisamos concluir projetos que estão iniciados, e algumas outras obras para as quais o projeto precisa ainda ser feito. É um programa grande, amplo, estruturador, e como tal tem uma dimensão de tempo muito grande, porque são 7 mil quilômetros de estradas", explicou o secretário Fuad Noman, informando que o investimento estimado é de R$ 5 bilhões.

|| Telefones de Contato

Governo de Minas Area